Um terço dos pais não controla utilização da internet pelos filhos
Cerca de 31% dos pais portugueses não limitam nem controlam a utilização da internet em casa pelos filhos. Ainda assim, a percentagem é superior à média (26%) na Europa, África e Médio Oriente, segundo um estudo da Microsoft Portugal.
De acordo com o estudo realizado, 34% os pais têm o computador na sala de estar para limitar a utilização da internet, mas 31% não tomam quaisquer medidas de controlo.
Divulgado a propósito do Dia da Internet Segura, o estudo conclui que os pais têm noção dos perigos da utilização da internet para os filhos, sendo que, 93% afirma já ter falado sobre o tema com os filhos.
Quase 60% dos pais utilizam restrições de acesso online ou software de filtragem, mas 38%não sabem se os filhos estão a limitar o seu acesso aos sites nas redes sociais e 41% não monitoriza, de todo, as actividades dos filhos na internet.
No que respeita aos jovens, 36% admite aceder a sites ou utilizar jogos com os quais os pais não concordariam e 62% apagam o histórico do navegador. Mais de um terço das crianças já mentiu online quanto à sua idade e cerca de 42% já foi contactada por estranhos, sendo que 72% responderam por curiosidade, mas apenas 3% contaram a alguém mais velho em quem confiam. 15% das crianças e jovens admitem, ainda, já ter comunicado algo através de uma rede social para ofender ou intimidar alguém.
